sábado, 19 de fevereiro de 2011

pagando a conta de luz…

Há umas 2 semanas atrás, recebi minha primeira conta de luz. Simples seria se eu a consegui ler. Veio em holandês. Em francês já seria na base da adivinhação, mas em holandês é sacanagem.

Ok, conta de luz. Deve ser simples. Eram 3 folhas. Uma com o consumo, uma pequena com um monte de coisa escrita e outra em vermelho que parecia ser o boleto. A única coisa possível de entender, 11 de fevereiro. Assumi como prazo do pagamento, e daí onde pagar?

Aqui há várias lojas a la vende tudo. Jornais, revistas, créditos para celular e etc. Por instinto achei que pudesse pagar em qualquer uma. Afinal, no Brasil paga(va?)-se até em lotéricas. Procura na internet aqui, procura na internet dali e nenhuma informação do que fazer. Ok, o banco. Segundo instinto. Ainda assim, ligo para minha mais nova consultora de assuntos burocráticos, Carol.

- Ei, tenho uma pergunta ridícula. Onde eu pago a conta de luz?
- Eu pagava no banco até descobrir como pagar online.

Fui para o banco. Fila na recepção, como em todos os lugares desse país. Chega minha vez e ela confirma que eu posso pagar ali. Ótimo.

Fila agora pro caixa. Entreguei as 3 folhas.

- Você tem seu cartão de identidade com você?

(Hã?! Como assim?! Preciso de passaporte, cartão de identidade e essas coisas pra pagar uma conta?)

- Não. Eu não trouxe nada comigo. Eu só vim pagar a conta, daí eu só tenho o dinheiro para pagar a conta. Não serve?
- Não. Eu preciso de sua identificação.
- Outra alternativa?
- Tem o correio na rua de trás. Eles aceitam.

Chego no correio. Fila.

- Oi. Eu vim pagar a conta de luz, mas não tenho nada comigo que não seja o dinheiro para pagar a conta de luz. Isso já ajuda?
- Tudo bem. Você pode pagar aqui.

(Ok então)

Entrego as 3 folhas.

- Você não assinou aqui.
- Onde?
- Essa daqui. É o contrato. Você tem que assinar. (me mostrando uma das 3 folhas)
- Ah! Isso é o contrato? Como eu vou assinar um contrato se eu não sei o que está escrito?
- É só um papel falando que você confirma tudo que foi falado ao telefone quando abriu a conta.

Assinei. Se não, não teria luz e nem gás.

- Ei, você sabe porque minha conta veio em holandês? Quando estavamos acertando os detalhes, nunca foi falado holandês. Sempre francês ou inglês. Menina estúpida do telemarketing. 
- Ahã!... Eu vou mudar pra você…. Holandês?!?!  (e deu uma baforada de reprovação).

Eu ri, e proferimos, ainda que em silêncio, palavras de reprovação ao acontecido.

Assim, a mocinha do correio - que me fez esperar horas na fila - foi até agora a única pessoa simpática e pró-ativa que encontrei por aqui. E também, foi essa a primeira vez que eu vi algum sinal real de desentendimento entre as línguas.

beijinhos de quem vai pagar online na próxima vez,
Ellen

4 corações abertos:

Carol Sales disse...

Ai meu Deussss, burocracia até para pagar a conta??? Tadinha, eu juro que não sabia dessa besteira da identidade... Mas como você anda com dinheiro, sem identidade? Capaz de até ir presa por estar sem identificação por aqui kkkk E outra... Assinou papel sem ler???? Ai ai ai... Pra cancelar são 3 meses de aviso prévio heim. E ainda por cima xingou a belga dizendo que a lingua era holandesa hahahahaha eu RI!!!!
Beijos burocráticos pra vc! "à lá Ellen" :P

filipenader disse...

Adorei o blog. Gosto da maneira como você escreve.

Moro em bruxellas também.

Daqui a pouco a temperatura sobe um pouco e a vontade de ajudar e ser simpático das pessoas mais amargas sobe junto.

Boa sorte por aqui.

maria rita disse...

heey.. eu mudei de msn pq aquele dava muito erro e agr que vc disse, acho que MUITOS emails que me mandam estão voltando! :S
manda nesse: marry_seila@hotmail.com


;D

Ellen disse...

Carol: haha...complicado esse país, mas logo eu pego o jeito!

Filipe: Obrigada pela visita e pelo comentário! Muito bom saber que você gostou, pois os elogios da minha mãe eu já estou começando a considerar parciais! ;) Estou de dedos cruzados para que a temperatura suba, antes que eu me torne uma deles!

Tita: sim, meu email voltou. Estou mandando outro. beijo