sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

o dia em que eu deixei de ser loira

Sempre achei que eu fosse loira. Não digo loira do tipo loira, mas loira do tipo loiro escuro ou castanho claro. Foram 26 anos acreditando que eu fosse assim. Não que eu quisesse ser loira e tenha mentido para mim esse tempo todo, mas é que eu realmente acreditava ser.

Há umas 2 semanas, na minha aula de francês, aprendíamos alguns adjetivos e a descrever coisas, objetos e afins. Daí meu professor me perguntou:

- Ellen, como você se descreveria?

Dentro da minha limitação de vocabulário, obviamente usei apenas as palavras que havíamos acabado de aprender.

- Eu? Bom...vamos lá. Ah, eu sou feliz, jovem do tipo super jovem, poderia estar com uns quilos a menos e blablabla e blablabla...Ah, e sou um pouco loira.   (reparem que eu disse um pouco loira. No meu francês, un peu blonde).

Todos começaram a rir.

Ok, na minha sala há uma italiana super morena e o resto é loira do tipo loira mesmo. E eu sou a peu blonde. Quer dizer, eu achava que era. Aparentemente eu sou morena por esses lados, e não adianta tentar convecê-los do contrário.

Voltei confusa para casa.

Daí durante o jantar:
- Ei, aparentemente eu não sou loira aqui na Europa.
- O quê?
- É, hoje na aula de francês eu me descrevi como loira e todo mundo riu.
- Mas é claro que eles riram.
- Como assim claro? São 26 anos acreditando numa coisa, daí vem um francês careca e me fala que eu sou morena? Você me acha morena?
- Claro que eu te acho morena. Por quê, você se acha loira? 
- Eu sou um pouco loira! E assim, você não acha que é nem um pouquinho loiro escuro ou castanho claro talvez?
- Não, nem um pouco.
- Hmm...você sempre soube que eu era morena?
- Claro que sim! Ellen, você tem certeza que sabe a tradução correta para loira e morena?
- Claro que eu sei! Em francês e em inglês.
- Então você é morena. Vai ter que aprender a conviver com isso.

E após 26 anos terminei meu dia sabendo que sou morena, mas com alma de loira.

beijinhos escurecidos,
Ellen

3 corações abertos:

Mr. Japys disse...

eu poderia falar que sou meio ruivo?

Ellen disse...

aqui?
provavelmente você tão moreno quanto eu. Ou um pouco menos...

Pâm disse...

hahahahahahahahahahahahaha
Ellen, não quero te frustrar, mas aqui no Brasil você também é morena. Ok, não é lá uma mulata. Mas loira também não é. Eu, depois de conviver uns bons anos com você, me choquei quando vi sua foto de criança, quando você era - aí sim - loirinha. Lembro que você ficou indignada: "mas eu sou loira"! E eu e Thalita estranhamos horrores. Agora está provado que estávamos certas...rs