quarta-feira, 18 de março de 2009

Paddy´s Day!

Ontem eu era irlandesa.
Aliás, no Dia 17 de março todos são irlandeses. É o dia conhecido como St. Patrick´s Day, ou para os íntimos, o Paddy´s Day. Para aqueles que nem sabiam que ele existia, o Saint Patrick (ou o São Patrício, como chamam no Brasil e eu acho esquisitíssimo) é o padroeiro da Irlanda (embora pudesse ser conhecido também como o padroeiro da cerveja). Além de ser também o responsável pela elevação do trevo à categoria de celebridade e a extinção das cobras na Irlanda. Sim, não há cobras na ilha inteira. Eu acho ótimo, já que não gosto delas. Porém deve ser por isso que há tantas aranhas por aqui. Enfim. Hoje a República da Irlanda (onde estou e cuja capital é Dublin – há!) é um país católico e o St. Patrick ajudou nisso. Ele usava o trevo de 3 folhas para explicar a Santíssima Trindade (o tal do Pai, Filho e Espírito Santo) todos unidos por um único caule (é chamado caule aquele ‘tronquinho’, não?). Espirituoso ele. E foi assim que o trevo se tornou o símbolo da Irlanda. O de três e não o de quatro folhas, como eu pensava quando aqui cheguei. Já em relação as cobras eu desconfio que seja verdade. Já ouvi dizer que elas nunca existiram por aqui. Porém, como elas são um símbolo pagão (a tal da serpente com a maçã) nada mais bonito e poético do que St. Patrick escurraçá-las daqui.


Happy Paddy´s Day (ainda que no dia seguinte)

Feitas as apresentações iniciais, em breve trarei notícias e fotos de como foi o meu dia de irlandesa. Aguardem. Se é que ainda tem alguém aqui para aguardar! =)

beijos triplos,
Ellen

P.S Só por curiosidade, os trevos são chamados de Shamrock nessa língua.
P.S. 2 Achei esse vídeozinho que que mostra o momento da expulsão das cobras da Irlanda. Um tanto quanto sangrento, mas engraçadinho.




5 corações abertos:

Unknown disse...

Ellen,gostei dos vídeos o da cobra principalmente,mas dizer que São Patrício é o padroeiro da Cerveja, é uma blasfêmia.Agora que soube da explicação da razão do trevo ser o símbolo da Irlanda,passarei a respeitá-lo,pois ao contrário do que eu pensava que era um símbolo pagão, ele representa a Santíssima Trindade, que é Deus em Tres pessoas, Pai,Filho e Espírito Santo.Mil Beijos p/vc.Estou com saudades.

Pâm disse...

Hahahahahahahahahahahahaha Adorei a cobra falando. Mto bom. hahahahahahahahahahahah etc etc etc

Mr. Japys disse...

ah Ellen... que saudade de ler seu blog... acho que vou retomar láaaaaaaaaaa de antes de vc voltar pra cá...

Ellen disse...

Mãe,
Viu que suas preces foram atendidas e eu acabei parando no país certo?

Pâm
Ela é ótema! Gosto de gente mau humorada.


Ache 5 minutos e v. será bem vindo de volta! =)

Lilit disse...

Hahahahaha
Tb gostei do videozinho das cobras..e informações mto legais!