sexta-feira, 27 de março de 2009

paddy´s tuesday

Voltando ao assunto…
Dia 17 de março é o dia de St. Patrick, mas a festa em si começa alguns dias antes. Esse ano, desde quinta-feira. Sim, são 5 dias de comemorações. É como se fosse um final prolongado quando a cidade está cheia de gente bonita festejando para cima e para baixo. E nesse clima super convidativo, o João Eduardo veio me visitar. Seguindo todas tradições culturais do país, por 4 dias usamos nossos acessórios comemorativos, nos empanturramos de comidas típicas (e outras também de origem duvidosa) e fomos de pub em pub. Foi ótimo, porque sempre ajuda a amenizar a saudade.

O quinto e último dia é o mais esperado por todos. É quando todos vestem algo verde (tudo bem que há pessoas usando verde todos outros dias também, como nós), vão as ruas para ver o tão esperado desfile e depois se afogam em litros e litros de pints. Ah, inclusive há cerveja verde nesse dia. Eu estava super entusiasmada com isso e achei que fosse vê-la jorrar por todos os cantos da cidade, mas não. É quase que um mito. Achamos a tal cerveja só em um pub e que nem era dos mais animados, conclusão, deixamos para depois, esquecemos e não a tomamos. Tudo bem, quem me garante que não tinha menta lá dentro? Eca!…Só tomei um milkshake verde-super-edição-especial no McDonald´s, o tal do Shamrock Shake. Olha que coisa de gente perdedora! Eles não dizem do que é feito, mas só pode ser com menta. Tinha gosto de menta, oras. Diria que foi pela experiência e também só me custou 1 euro.

Antes de irmos para o desfile, fomos encontrar uma das minhas novas amigas, a Joana. Ela é portuguesa e eu ainda tenho algumas dificuldades em entendê-la. Ela também morava lá no albergue. A cidade estava absurdamente lotada. Como esperado, gente verde por todos os lados. Claro que não conseguimos escolher nosso lugarzinho ao sol. Ah! Isso vale um menção…o dia estava lindo! Super ensolarado (!). Aliás, foram 5 dias de sol interruptos, apesar do ventinho gelado de fim do dia. Ficamos presos no meio da multidão num dos piores lugares possíveis para assistir ao desfile, acredito eu. Nessa hora eu entendi porque todos os irlandeses que eu conversei sobre isso disseram que preferem assistir pela TV. Bom, como não sou irlandesa, eu é que não iria ver televisão. O tema desse ano era The Sky is the limit. E por ironia, não conseguimos ver nada, só as coisas altas que estavam perto do céu. Além de escutar as bandinhas, claro. DSC00854

Tudo bem que eu pouco vi, mas não entendi muito bem o que estava acontecendo. Primeiro, um balão. Super bonito por sinal. Depois, umas réplicas de jogadores gigantes saltitando. Esquisitos. Daí, uns sacos de batatas (?) e uma vaca de cabeça para baixo (?!). Em seguida, uma aranha inflável desgovernada, um foguete, um porco dourado voador (???) e o Godzilla, mas só a cabeça e os braços. Um irlandês branquelo e mirradinho estava no lugar do corpo. Para encerrar, flores gigante com a música dos Beatles seguidas de uma banda alemã em trajes vermelho e preto tocando algo parecido com o Olodum (!). Acredito que eles ultrapassaram todos os limites. Nunca vi uma coisa tão doida. Ou vai ver que as alas que faziam as conexões de uma coisa com outra eram terrestres, e portanto, longe do meu campo de visão.


Sei que é algo para não ser comparado, mas não tem como não notar que a estrutura fica anos luz de nosso carnaval. É algo meio alegórico, artesanal e quase que precário. Quase que um “Hoje é dia de Maria”. Eu gosto. Acho bonitinho. E também a cidade não comportaria algo que fosse diferente, já que o desfile é feito na rua e cruza toda a cidade. As pessoas ficam atrás das grades de ferro e aqueles que quiserem sentar, há algumas poucas arquibancadas pela bagatela de 60 euros! Claro! O que são 30 euros a hora?! Uma coisa que me impressionou foi a civilidade. Tudo muito tranquilo. Fui e voltei com bolsa, máquina fotográfica e todos meus outros pertences. Ok, comentário de gente perturbada. Enfim. Ao final, nada de empurra-empurra para ver quem chegava primeiro. Todos iam serenamente. Claro que só estava um pouco apertado demais. De lá, fomos ao Temple Bar. Nós e todo o resto. Fomos seguindo o fluxo e quando demos por nós, estávamos seguindo um podemos-chamar-de-bloco-de-carnaval brasileiro. Olha só como tem pouquinho da gente gente aqui. Pela primeira vez eu vi os pubs com filas quilométricas para entrar. Ninguém merece. Gente de tudo e em tudo quanto é canto. Eu as evitei. Não as pessoas e sim as filas. Só qual seria o tamanho de minha frustração se não fosse a um pub no dia de St. Patrick´s?! Logo, super malandra que sou, entrei por uma portinha-lateral estratégica num deles. Quase fui pisoteada. Sem contar que a tal portinha era tão lateral que tive que atravessar todo o pub naquele amontoado de gente para chegar a algum lugar. Lotadíssimo. Foi uma decisão sábia a minha. Até as idas ao banheiro tinham que ser planejadas com muito tempo de antecedência. Confesso que não aguentei ficar muito tempo por lá e também não me arrisquei ir a outros lugares. Voltei para o samba na rua. Depois fui para o rock dos italianos e terminei junto ao baila-baila dos romenos. Aliás, creio que eram romenos. Eles que adoram sanfonas por aqui.

O dia foi ótimo. Aliás, todos os cinco dias foram pra lá de bacaninhas. Mais um pouco e eu até me converteria! =)

beijos apertados,
Ellen

P.S. Super inovando, optei por novas formas de postar fotos. Espero que não tenha complicado a vida de vocês. Qualquer reclamação, façam.

3 corações abertos:

Unknown disse...

Ellen, deve ter sido bem legal as comemorações.Tá explicado o nome do Tema.Em baixo não se via nadica só nas alturas.Só pela alegria e experiência única,valeu a pena.O João Eduardo ficou bem legal caracterizado.Pelo menos ele não passou o niver dele sozinho,isto é sem nenhum amigo brasileiro e ainda jauense.Beijão

Unknown disse...

Ellen eu e seu Pai demos boas risadas com as fotos.Ficaram ótimas.Vcs. estão simplesmente maravilhosos.Porque seus amigos não estão mais postando comentários? Eles estão pedindo p/votar se o blog deve continuar.Se pudesse,votaria mil vezes, pois adoro suas tiradas,vc.é muito divertida mesmo.Eu quero que ele continue até a sua volta,pois eu me divirto muito com as notícias.Pessoal acordem, votem no blog.Beijos

Lilit disse...

Oh, quero mto ver um St Paddy's ao vivo.
E adoro musicas de sanfonas. Me misturaria aos romenos, rs.